Minha evolução

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cirurgia e pós operatório no hospital

No dia 17/07/13 às 10:00 fui ao meu médico Dr Marcelo para ele me ver e dar a solicitação de internação. Ele me viu, olhou novamente meus exames, e disse que a cirurgia estava marcada para 13:00 hr, mas que deveriam ir me buscar as 14:00. Deixei pago a meia de compressão R$150,00 que teria que usar já na cirurgia. Fui ao São Luís (literalmente em frente ao consultório) e preenchi a papelada para internação. Meu marido e minha tia me acompanharam o tempo todo. (minha mãe mora nos EUA e meu pai em Maceió, sim são separados e casaram novamente com outras pessoas). Antes de ir para cirurgia, não estava nervosa, mas confesso que do nada comecei a chorar. Chorei de preocupação de me acontecer algo e deixar meus filhos, ou meu marido, mas logo meu marido me abraçou e disse que daria tudo certo. Nessas horas, a melhor coisa é saber que ele é não é só meu amor, mas meu melhor amigo de todas as horas.
Às 14:15 me buscaram para a cirurgia. Beijei minha tia e meu marido e fui embora de maca. No centro cirúrgico, todos muito simpáticos, e tudo muito frioooo, gelado mesmo. Colocaram a meia de compressão, e começaram a me medicar.Lembro que estava rezando quando do nada, apaguei.
Acordei lá pelas 17 hr com dor. Estava tonta, tudo rodava. Pedi a um enfermeiro remédio e ele dizia que haviam me dado morfina já. Algumas pessoas, falam que não dói  nada, no meu caso não sei, mas doeu muiito no começo. Ele falava, olha vai passar quando você andar. E eu fiquei com isso na cabeça. Tenho que ANDAR e logo.
Voltei para o quarto 18:30 meio grogue, meu marido abriu um sorrisão e minha tia também. A  minha tia é uma segunda mãe, e já começou a me ajudar em tudo também.
O que pedi? Posso andar? No primeiro momento não pude, mas assim que me estabilizei, pude andar com o soro e tudo (engraçado, eles falam que é levar o cachorrinho pra passear, porque você fica levando aquele negócio do soro).
Bem andei, meio tonta com meu marido, e fui me sentindo um pouco melhor. Voltei e dormi. Quando acordei, andei de novo e assim foi indo. O enfermeiro pediu para que andasse a cada 40 minutos de preferência. Eu tentei seguir, exceto quando dormi, mas acordei as 3 da manhã para ir no banheiro e andei de novo.
No final do dia, foi me dado um aparelho para realizar alguns exercícios respiratórios, a cada 3 horas.


2º dia 
Acordei, e por enquanto nada de dieta até o médico passar. Mas sabem, não fez a menor falta. Estava com dores ainda, queria tanto tomar o luftal, mas não podia beber nada ainda, logo, só na caminhada mesmo. Caminhava a cada 40 minutos. Meu marido precisava trabalhar, e minha tia e uma amiga da família vieram me ajudar. Fazia o exercício respiratório a cada 3 horas. Às 14:00 meu médico fez uma visita, olhou meu pontos, e falou que liberaria os líquidos.  Se desse tudo certo, no dia seguinte estaria em casa.

1ª "refeição"
Depois que o médico saiu, entrou uma moça com uma bandeja com uma garrafa térmica com um caldo (acho que era galinha), água, 1 gatorade e água de coco. Bem esta seria minha alimentação. Os primeiro 20 ml que tomei no copinho de café (tomei em uns 5 micro goles olha o medo). Tomava a cada 15 minutos, até terminar o caldo, depois fui alternando entre água, água de coco e gatorade de limão. No meio tempo, ia andar, fazia exercícios com o aparelho respiratório. No final do dia me deram a injeção anti-coagulante na barriga, e tiravam o meu soro temporariamente (até a próxima medicação intravenosa) o que me dava mais mobilidade. Sentia um desconforto para sentar e me sentia melhor andando. Não estava sentindo fraqueza.

3º dia
Acordei melhor, e às 7:30 o Dr Marcelo veio, deu uma olha em mim, e já me liberou! Me passou algumas recomendações, pediu que seguisse a dieta, mas que tentasse aumentar os copinhos gradativamente até chegar aos 50 ml. Tomei os remédios da manhã: injeção anti cogulante, injeção de vitamina, antibióticos, luftal, lisador.
Meus tios me levaram pra casa, mas não sem antes ir na Ultrafarma comprar os remédios. Nossa R$350,00 foram gastos, o mais caro são as injeções. Ainda que ganhei da minha amiga Lu dois remédios que haviam sobrado da cirurgia dela.

Remédios:
Ranitidina - xarope 150 mg 10 ml  - Tomar 10 ml antes do café e jantar por 28 dias
Nisulid - Tomar 1 comprimido (dissolvido) a cada 12 hr por 4 dias
Enoxaparina sódica 40 mg - 1x ao dia por 6 dias (injeção)

Opcionais
Plasil - 30 gotas se náuseas ou vômitos
Lisador - 30 gotas se dor
Luftal - 30 gotas se gases




Nenhum comentário:

Postar um comentário